Estivemos no dia 27 de abril (2018) no Colégio Rio Branco de Campinas para discutir com professores e alunos do 9º ano e do Ensino Médio as polêmicas Fake News e as algumas questões que estão envolvidas no tema.

O encontro fez parte do Cinedebate promovido pelo Colégio Rio Branco, em que os alunos assistem algum filme ou série e em seguida debatem com especialistas convidados. No dia, todos assistiram ao episódio “Odiados pela Nação”, do seriado britânico Black Mirror,  e em seguida houve o debate de questões sobre os usos de tecnologia nos dias atuais, como a circulação de notícias falsas e a presença de haters nas mídias sociais.

O convite surgiu a partir do curso online sobre o mesmo tema que teve sua primeira turma no Portal TEC Sala de Aula no primeiro semestre de 2018. A primeira turma, já encerrada, contou com a participação de mais de 250 educadores de diferentes lugares do Brasil. Para inscrever-se em novas turmas, acesse https://tecsaladeaula.com.br

“Hoje em dia, as pessoas utilizam as redes sociais como se não houvesse consequências, e por mais que no fundo elas saibam que existem impactos, elas esquecem disso no dia a dia, e trazer essa temática para a sala de aula nos induz a pensar mais sobre o assunto, em nossas atitudes e nas consequências dos nossos compartilhamentos”, comentou Bárbara Dias, aluna do 1º ano do Ensino Médio.

Copiamos o trecho acima da notícia divulga pelo Colégio. Para ler na íntegra, acesse: https://www.riobranco.org.br/noticias/cinebate-e-as-polemicas-fake-news/