Na semana de 17 de outubro, estivemos no ESUD 2017, XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, com o tema “Caminhos da autoria e criatividade na EaD”.O congresso foi realizado este ano na cidade do Rio Grande/RS e sediado na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no Centro Integrado de Desenvolvimento do Ecossistema Costeiro e Oceânico – CIDEC-SUL.

Nossa co-fundadora, Paula Furtado, foi convidada para ministrar o Workshop de título “Análise de ferramentas e recursospedagógicos de plataformas virtuais para produção de MOOCs” para o público de gestores, pesquisadores e professores de ensino superior que se inscreveram no evento. Durante seu workshop, ela apresentou uma análise de diferentes plataformas virtuais de aprendizagem (como Coursera, EDX, Future Learn, Udemy, Veduca e TIM Tec) e seus recursos pedagógicos, buscando explorar em conjunto com os participantes quais são os requisitos e recursos que as caracterizam (ou não) como potenciais plataformas para o oferecimento de MOOCs (Massive Open On-line Course).
Paula compartilhou nosssa experiência sobre a produção e a docência de cursos online caracterizados como MOOCs – considerando desde a escolha da plataforma, o planejamento e a produção do curso, sua distribuição e o acompanhamento dos participantes -, a fim de mostrar caminhos possíveis para docentes e inspirar práticas pedagógicas.
Além disso,pudemos participar de algumas palestras e mesas de debates ministradas e mediadas por grandes nomes de pesquisadores brasileiros da área de Ensino a Distância (como os professores Romero Tori – USP e Eliane Schlemmer – FAPERGS) e também internacionais, como a palestra realizada pelo professor Paulo Dias, atual Reitor UAB Portugal.
Mais informações sobre o evento e as publicações que serão geradas a partir dele estão no site http://www.esud2017.furg.br/index.php/evento .